terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pudim francês

                           

A nostalgia tomou conta de mim e por isso, deixo-vos ficar hoje a receita do meu Pudim Francês, esta receita já é feita na família há uns largos anos, no tempo em que ainda não havia caramelo líquido de frasco e eu ficava com uns olhos enormes a ver a minha Avó paterna a fazer o caramelo, para depois se fazer o pudim.
Não havia nenhum Natal, nenhum aniversário em que não houvesse o nosso Pudim em cima da mesa.
Eu sei que há muitas receitas, mas para mim esta é a Melhor delas todas, a mistura do doce do pudim com o amargo do caramelo é um sabor fantástico e fica com uma textura super cremosa.

Experimentem e deliciem-se




Ingredientes:

1 ovo
11 gemas
12 colheres de sopa de acucar
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
1 cálice de vinho do Porto
Caramelo liquido q.b

Preparacao:

Barre uma forma com  caramelo liquido e reserve.
Coloque no copo as gemas, o ovo, e o acucar e programe 4 min / vel 2,5
De seguida mais 1 min / Vel 3,5
Misture as duas colheres de Maizena em 100 ml de leite, para nao ficarem grumos.
Junte o preparado do leite com a Maizena ao resto do leite, mexa e deite tudo no copo, junte o cálice de vinho do Porto e programe 1 min / vel 3.
Verta o preparado na forma com o caramelo, tape a forma com a tampa e coloque na Varoma .
Coloque 1,5l de água no copo e programe 1hora e 30 minutos / Varoma / vel 2,5.







Utilizei a forma de 1 litro pois é o tamanho ideal para passar na Varoma



































1 comentário:

  1. Olá boa tarde.
    Se quiser cozer em banho Maria ou no forno como fazer e tempos?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar