sábado, 19 de setembro de 2015

Croissants da Susy

Esta receita de Croissants foi-me gentilmente dada pela minha amiga Marijana, é uma receita muito antiga, mas muito conhecida no país dela a Sérvia!
Depois de várias tentativas,  adaptámo-la à Bimby e eis o resultado, fofos, deliciosos e facílimos de fazer.





                                 

Ingredientes :

500gr de farinha ( tipo 65 )
20gr de fermento de padeiro fresco
125gr de leite
125gr de iogurte natural
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ovos médios
Corante amarelo próprio para bolos ( se gostar, é só uma sugestão para ficarem mais amarelinhos )
2 gemas e leite para pincelar
Margarina q.b ( para pincelar as camadas da massa )

Preparação :

Deite no copo o leite, açúcar, fermento e programe 2 min / 37°/ vel1
De seguida junte o resto dos ingredientes  ( farinha, iogurte, sal, ovos... ) e programe 5 min/ vel espiga
Se achar que a massa ainda está muito pegajosa, junte um pouco mais de farinha e envolva mais uns segundos na vel espiga ( pode acontecer devido ao tamanho dos ovos, teor de gordura do iogurte, etc )

Siga os passos das fotografias,  retire a massa do copo amasse, e forme 8 bolinhas de tamanho igual, estique uma a uma com o rolo da massa e forme tipo uma massa para pizza do tamanho de um prato normal.

Pincele cada camada com a margarina derretida, ( eu utilizei margarina liquida de compra ) e sobreponha as camadas umas por cima das outras, a última não é necessário pincelar.
Estique com o rolo da massa até formar tipo uma pizza grande,  corte 12 ou 16 triângulos e forme os Croissants.
Coloque-os num tabuleiro com uma folha de papel vegetal, e leve a levedar num sítio morno por cerca de 1 hora ( eu costumo aquecer o forno a 50° , desligo e coloco o tabuleiro no forno )

Ao fim desse tempo, retire e pincele os Croissants com cuidado, com as gemas batidas e um pouco de leite
Aqueça o forno a 200° sem ventilação, e leve os Croissants ao forno por cerca de 15 minutos.

       
 



---- Passo a passo ----     


Faca 8 bolinhas e estique a massa, até fazer tipo uma Pizza com o tamanho de um prato normal
                                                                             
Pincele cada camada com margarina liquida
Sobreponha as camadas

Estique com o rolo da massa todas as camadas sobrepostas até ficar tipo uma Pizza grande

Corte em 12 ou 16 triangulos

Enrole e forme os Croissants

Leve a levedar

Pincele com cuidado com a gema e o leite e leve ao forno

                            

                                                                     Bom apetite!



107 comentários:

  1. Boa tarde
    Adorei esta receita, ficaram muito bons. será possível congelar antes de irem ao forno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, nunca experimentei, opto sempre por congelar depois de cozidos. Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Pode congelar, molde os croissants e congele-os antes de levedarem.
      Quando quiser fazer, retire-os do congelador, deixe descongelar e levedar durante a noite, pincele com gema de ovo de manhã e leve ao forno.

      Eliminar
  2. Eu fiz ontem! Aqui em casa todos amaram! Obrigada Susy por partilhar essas delícias!

    ResponderEliminar
  3. Fiz hoje os croissants da " Susy bimbólica " e fiquei fã! Obrigada por partilhar as suas receitas connosco 😉

    ResponderEliminar
  4. Posso substituir o fermento fresco por o de pacote? Qual a quantidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola tambem gostava de saber sff?

      Eliminar
    2. Queridas eu pessoalmente nao aconselho, a massa nao fica tao fofa com o fermento seco.

      Eliminar
    3. Sim pode, em vez de utilizar 20g de fermento fresco, utilize 10g de fermento seco próprio para pão.

      Eliminar
  5. Para que serve voltar a juntar as massas numa camada só? Não se pode fazer logo assim que se separa em bolas ? Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao Ana, as camadas sao pinceladas com manteiga para dar o toque especial á massa.

      Eliminar
  6. Como sao 500g d farinha, eu usei um pacote.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde o o iogurte é líquido ou sólido?

    ResponderEliminar
  8. Ola Susy. Pode ser natural acucarado?

    ResponderEliminar
  9. eu nao tenho iogurte natural ca em casa
    o que posso usar para substituir?

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela partilha,fiz para os meus filhotes e eles amaram e nós também!

    ResponderEliminar
  11. Olá :) Esta receita pode ser feita na TM31?

    ResponderEliminar
  12. Ola. Onde se compra o corante amarelo pra bolos?

    ResponderEliminar
  13. Ola. Onde se compra o corante amarelo pra bolos?

    ResponderEliminar
  14. Bom dia. Sou intolerante ao gluten. Posso utilizar farinha sem gluten? Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá dá para ser feito com farinha branca de neve para bolos?

    ResponderEliminar
  16. Boa noite. Eu fiz os croissants mas parece que cresceram pouco e por isso se calhar ficaram pouco fofos :(
    mas segui a receita bem. Pk será?
    Obrigada Mafalda
    Nao consegui anexar as fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro o fermento era do fresco? ao pincelar o ovo e o leite estavam a temperatura ambiente? Isso tambem pode "matar" a massa e fazer com que nao crescam.

      Eliminar
  17. Posso utilizar a farinha para brioche

    ResponderEliminar
  18. E se o meu forno não der para usar sem ventilação? Por acaso acho que não dá. Obrigada Susy

    ResponderEliminar
  19. Então terá que reduzir um pouco a temperatura 😉

    ResponderEliminar
  20. Então terá que reduzir um pouco a temperatura 😉

    ResponderEliminar
  21. Boa noite

    Fiz a receita, ms não ficaram com bom aspecto ☹️
    Não gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, se utilizou os ingredientes que indico e seguiu a receita a risca, nao tem como correr mal ;-) verifique se fez tudo como na receita

      Eliminar
  22. Segui a receita, achando estranho ser as massas sobrepostas por achar que iria ficar muito grossa. De sabor ficou bom o aspecto não, ficaram muito massudos e alguns abriram.

    ResponderEliminar
  23. Em vez de utilizar margarina da para usar manteiga?

    ResponderEliminar
  24. Olá. Muito obrigada pela oartipar de tantas receitas maravilhosas. Pode indicar me aqui na Alemanha qual a farinha 65? Eu comprei para bolos a 405 e para pão a 550. Não tenho fermento fresco, posso usar fermipan? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Alemanha a tipo 65, e a 550. Quanto ao fermento seco, nao aconselho ;-)

      Eliminar
  25. Olá bom dia posso colocar quadrados de chocolate na massa quando é para enrolar para fazer croissant de chocolate? Bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Faço estes croissants há mais de um ano, e são sempre um sucesso. Melhores que os comprados. Obrigada.

    ResponderEliminar
  27. Onde posso comprar o fermento para fazer??

    ResponderEliminar
  28. Olá Susy não tenho farinha 65, se usar à 55 ponho mais quantidade ou não serve mesmo ? Obrigado desde já .

    ResponderEliminar
  29. Como se faz o fermento fresco?? Adorava saber para ter sempre em casa pois faço muitos pães etc...

    ResponderEliminar
  30. Pras pessoas que tenham dificuldade em encontrarem fermento fresco nas arcas frias dos supermercados, podem ir a uma padaria com fabrico proprio e pedir que lhes vendam umas gramas de fermento fresco. O deles ainda é melhor e podem congelar pra usar depois

    ResponderEliminar
  31. Bom dia, posso substituir a margarina líquida, por manteiga derretida? E neste caso, qual a quantidade aproximada.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Olá Susy .
    Parabéns pelo vídeo no YouTube.
    Só tenho uma dúvida o meu forno e a gás e não liga a parte de cima e a parte debaixo o mesmo tempo , tens alguma sugestão como os cozinhar ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe sei dizer ao certo, pois nunca trabalhei com forno a gás, é tudo uma questão de se regular se o seu forno por norma é muito forte ou não, e experimentar os 15 min, sempre atenta.

      Eliminar
    2. Não lhe sei dizer ao certo, pois nunca trabalhei com forno a gás, é tudo uma questão de se regular se o seu forno por norma é muito forte ou não, e experimentar os 15 min, sempre atenta.

      Eliminar
  33. Olá.eles são lindos.por a causa não tem a receita deles para fazer manualmente?obrigada.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde! Gostaria de saber mais ou menos a quantidade de farinha que se coloca caso a massa fique pegajosa? Hoje experimentei a sua massa e ficou muito pegajosa, custei a enrolar os croissant. Onde sera q errei?obrigada

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde! Gostaria de saber mais ou menos a quantidade de farinha que devo colocar caso a massa fique muito pegajosa? Pois hoje realizei a sua receita e ficou muito pegajosa, custei a enrolar os croissant.onde sera que errei?? Obrigada

    ResponderEliminar
  36. Ola susy fiz hoje as croissant segui todos os passos e todos os ingredientes mas os croissant ficaram muito massudos. 😕😯

    ResponderEliminar
  37. Susy vi o seu vídeo no YouTube e segui tudo à risca, ficaram maravilhosos, sou sua fã...

    ResponderEliminar
  38. Bom dia comi esse croissant na casa da minha cunhada e gostei muito, e gostaria de fazer tb mas nao tenho à maquina posso fazer à mao obrigada.

    ResponderEliminar
  39. Olá a todas! Estes croissants são folhados ou brioche? Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  40. Ola bom dia susy, eu tenho tolerancia ao gluten,qual farinha devo usar obg

    ResponderEliminar
  41. QUANDO OS LEVA AO FORNO E OS PINCELA TAO BEM FAZ O MESMO PROCESSO EM BAIXO? PORQUE OS MEUS FICARAM UM POUCO QUEIMADOS... mAS DE SABOR E TEXTURA FICARAM OTIMOS

    ResponderEliminar
  42. Olá boa tarde!! Eu sou não consigo comer iogurtes bem alimentos que levem leite. Dá para colocar outra coisa em vez do iogurte? Obrigada

    ResponderEliminar
  43. Bom dia!Já fiz por duas vezes esta receita,seguindo todos os passos. No entanto, os croissants ficaram muito secos, parecendo que já estavam muito atrasados. Tive que acrescentar, a meu ver, muita farinha antes de esticar a massa pois não deixava de estar pegajosa. Terá sido disso? E quando pincelei com o ovo, os croissants abateram logo, apesar de terem levedar. Obrigada, Susy 😊

    ResponderEliminar
  44. Susy, em quarentena, fiz os seus croissants. Segui a receita tal qual e o resultado foi fantástico! Muito obrigada por esta receita! Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
  45. Boa tarde,
    Não tenho farinha 65, só 55 sem fermento, posso fazer com a 55?
    Obrigado,

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde. Não tenho Bimby,dá para fazer manual e com as mesmas medidas? Cá aguardarei pela sua resposta. Obrigada

    ResponderEliminar
  47. Olá não tenho bimby estou a tentar na mfp. A massa leveda 2x ou só depois de estar em forma de croissant?

    ResponderEliminar
  48. Posso substituir a farinha 65 por 55?

    ResponderEliminar
  49. Boa tarde, não tenho bimby mas adorava experimentar a receitas, os passos serão os mesmos? Obrigada

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde, não tenho bimby a receita é feita da mesma forma? Obrigada

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Boa tarde. Posso fazer os croissants de um dia para o outro? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procure aqui No grupo a versão croissants versão dorminhocas, tem lá tudo explicadinho

      Eliminar
  53. Muito bons😜 como não tinha iogurte natural usei iogurte grego, ficaram deliciosos 😋

    ResponderEliminar
  54. Muitos bons! Toda a família adorou!

    ResponderEliminar
  55. Fiz e ficaram maravilhosos, só mudei o iogurte pus de morango. Fiz com tulicreme e uns simples ❤️
    Obrigado por esta maravilhosa receita

    ResponderEliminar
  56. Olá! Ficam com um aspecto maravilhoso! Só tenho uma dúvida. Posso substituir o fermento de padeiro fresco, pelo seco? Que quantidade teria de usar? Obrigada

    ResponderEliminar
  57. Olá! Receita aprovada👏 segui a receita à risca e fiz uns simples e outros com recheio de nutela e outros com doce de ovos. Ficaram deliciosos. Super fofinhos. Obrigada

    ResponderEliminar
  58. woaunh ficaram mt bonitos so foi pena nao ver por dentro mas devem ser mt bons bjs

    ResponderEliminar
  59. OLÁ, BOA NOITE.GOSTO MUITO DE EXPERIÊNCIAS. ESTA FOI MAIS UMA. PAR FICAREM DE BOM TAMANHO DÁ PARA 12.FIZ COM "BECEL COZINHA" COMO COSTUME.
    SÓ DIGO QUE NÃO SOBROU NENHUM. A MASSA É ESPECTACULAR. ALIÁS TENHO DIVERSAS RECEITAS COM IOGURTE E NÃO HOUVE ATÉ AGORA UMA QUE TIVESSE FICADO MAL.SE QUISER RECEITAS DE ALGUMA COISA SOU mariafernanda.s.trindade@gmail.com MUITO OBRIGADA PELA DIVULGAÇÃO QUE FAZ.

    ResponderEliminar
  60. Olá. Tenho uma questão, n dá para incorporar a manteiga já na receita, como vem na receita do cookidoo??? Se sim qual a quantidade???

    ResponderEliminar
  61. Dá para substituir o fermento fresco por outro?
    Obrigada 🙏

    ResponderEliminar
  62. OLÁ! Tudo bem consigo e família? Em primeiro lugar as minhas desculpas por só agora opinar sobre esta receita. No entanto venho a tempo de lhe dizer que são mesmo um ARRASO!!!! ESPECTACULARES!!!! Nunca me vou arrepender de fazer tantas buscas. O MEU MUITO OBRIGADA PELA PARTILHA DESTA RECEITA.

    ResponderEliminar
  63. O meu problema é esticar a massa e ficar grande para me dar tantos croissants. A minha massa ficou grossa e

    ResponderEliminar
  64. Olá dá para passar a receita para a Bimby através da NET

    ResponderEliminar
  65. Obrigada pela partilha!!!MUUUUUIITO BONS mesmo!!!!😝

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde
    Como posso substituir o iogurte?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  67. Aos anos que ouvia falar (muito bem) destes croissants mas ainda não tinha experimentado! Aproveitei que recebi a minha nova bimby estes dias e hoje foi dia de experimentar esta receita! Só têm um defeito, rende pouco 😂 Senti-me tentada a fazer 1kg de massa, mas será que a bimby aguenta? Já experimentou dobrar a receita? Com. 500gr já achei que a minha bimby estava em esforço, com 1kg tenho receio de a estragar! Qual a sua opinião? A receita é maravilhosa, muito leves, fofos, saborosos, ficam bonitos e são bastante fáceis de fazer! Já usei iogurte em algumas massas mas estes croissants são prova de que o iogurte é realmente um ingrediente fenomenal em massas levedas. Para além de que esta receita com o iogurte fica muito mais saudável pois a quantidade de manteiga utilizada é mínima quando comparada a outras receitas do género. No final pinclei com ovo inteiro e dispensei o leite, achei que não valia a pena usar apenas a gema, e o ovo inteiro resultou lindamente. Como não consigo arranjar fermento fresco, utilizei fermento seco e achei que o resultado ficou ótimo na mesma pelo que o fermento não é um impedimento para quem deseja fazer e não consegue o fresco. Só tenho a agradecer a generosidade de partilhar esta receita fantabulástica! Os meus filhos dizem que são melhores que os da padaria! E o melhor de tudo é que sabemos exatamente o que estamos a comer! Estou desejosa de voltar a experimentar e de fazer também opções recheadas!

    ResponderEliminar